Customer Login

Lost password?

Ver Carrinho de Compras

Blog

Expedição ao Monte Roraima

Existem muitos sites que descrevem a mágica e única experiência que é a expedição ao Monte Roraima. Para não ser repetitivo, descreverei essa incrível viagem sem me prender aos dias, roteiro e atrações, afinal isso pode ser visto em muitas agências ou outros blogs.

Vamos começar já afirmando que a escalada ao Monte Roraima não é uma simples aventura como uma outra qualquer. É muito mais. É uma expedição ao seu autoconhecimento, a busca dos seus limites físicos, a descoberta dos valores que realmente são importantes na vida, é o fim das “frescuras” do mundo moderno, ou seja, um tempo de reflexão sobre a vida.

Quando se faz uma expedição desse nível, muitos imaginam que você fará a caminhada junto com seu grupo. No entanto, são dias que você caminha quilômetros solitariamente, apesar de visualizar o guia e seus companheiros a distância. Cada um caminha no seu ritmo, absorto em seus pensamentos e junto com a ausência de modernidades e da energia elétrica, te traz um isolamento do mundo e das pessoas. A certeza da impossibilidade de comunicação com os seus amigos e familiares, mesmo numa emergência, te faz dar mais valor ao contato diário que você sempre pode ter com eles. A saudade, lógico, aperta.

No Roraima, você enfrentará noites mal dormidas. Serão noites frias e úmidas, onde uma chuva inesperada, ou um pequeno erro no isolamento das roupas, pode te causar dormir com a roupa sempre molhada. Em algumas épocas, lá em cima, nada seca. São dias extenuantes. Dias de sol forte e muito calor. Dias de chuva, vento e muito frio. As vezes dias com todas essas condições juntas em questão de minutos. As noites são frias, mas de um estrelado fantástico.

Os banhos serão em rios, cachoeiras e poços de água gelada. Seu pijama seco, sua meia de dormir limpa e seu saco de dormir serão seus grandes tesouros. As cavernas e sua barraca serão seus grandes aliados.

E claro, tudo isso somado ao grande profissionalismo, cuidado e amizade dos guias indígenas que ali fazem todo o acompanhamento e logística da aventura. Nos fazem conhecer a cultura de suas vidas, bem como nos possibilitam fazer essa mágica e única expedição. Deixo a eles, especialmente ao Elio e Marco William da Makunaima Adventures, um grande agradecimento pelo todo o cuidado e atenção na nossa viagem.

E para os que ainda vão, apenas digo: respeite o Monte Roraima, pois ele também irá respeitá-lo e você fará uma de suas mais brilhantes viagens.

 

By Carlos Lazzarotto e David Norio 

61º GP POLI NSK

Corrida de Rolimã na Rua do Matão – USP, organizado pelo Centro de Mecânica da POLI (CAM). Patrocínio: NSK.

TRILHA SONORA

Arch Enemy – Never Forgive, Never Forget
Malefactor – Followers of the Fallen
Arch Enemy – Burning Angel